O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG) em parceria com a Fundacentro, uma entidade ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego, a Ascom Vinhedos e o CPMR/Serra iniciou um curso inédito de atualização para técnicos em segurança no trabalho e mestres de obras. A aula de abertura foi realizada na segunda-feira (13 de maio) e tem duração de 20 horas/aula.
O curso tem como objetivo integrar técnicos em segurança no trabalho e mestres de obras para que juntos possam fazer um melhor aproveitamento das normas regulamentadoras que garantem a segurança nos canteiros. Temos muitos acidentes que deixam seqüelas nos trabalhadores e nas famílias. E todo o prejuízo é repassado para a sociedade. Por isso o Sitracom BG está empenhado em realizar ações que contribuam para que os acidentes sejam minimizados, observa o diretor de educação da entidade, Ivo Vailatti.
Para o presidente do sindicato, Itajiba Soares Lopes, são inovações como este curso, que reúnem técnicos e mestres que vão produzir os melhores resultados. Diariamente realizamos vistorias em canteiros de obras e verificamos os riscos a que os trabalhadores estão expostos. Estamos numa situação limite que não admite que fiquemos de braços cruzados, por isso o Sitracom vai investir suas forças na conscientização e no preparo dos profissionais que tocam as obras, comentou.
A coordenação do curso é da diretora do Centro Estadual do Rio Grande do Sul, Maria Muccillo. Ela destaca que a segurança nos canteiros tem que ser compreendida como uma operação conjunta. Não se pode fazer segurança no trabalho de forma isolada é por isso que o curso tem a finalidade de dinamizar o trabalho destes profissionais para que tenham condições de operar em conjunto, analisou a coordenadora.
Para melhorar o aproveitamento dos alunos, o curso é direcionado para turmas consideradas pequenas. São apenas 32 pessoas. Queremos abordar todas as etapas da obra e dar condições a estes profissionais de interpretar as normas reguladoras. Precisamos dar ênfase principalmente nos pontos de maior dificuldade e por isso estamos empregando também uma didática voltada exclusivamente para formação de adultos, explicou Maria Muccillo.
O curso também terá uma avaliação com trabalhos extraclasse e somente receberá certificação o aluno que tiver cem por cento de presença. O setor da construção civil recebe trabalhadores que não tem formação alguma, infelizmente são pessoas sem preparo, então é muito importante que tenhamos profissionais capacitados para orientar estes trabalhadores. Técnicos e mestres de obras têm papel fundamental para evitar os acidentes, finalizou.
A procura pelo curso foi grande e já há uma lista de reservas para novas edições. O representante da Ascom Vinhedos, Andrey Arcari destaca que a sua realização não é uma questão de gasto, mas sim de investimento. A preocupação com a segurança tem que ser de todos, por isso estamos juntos nesta jornada onde todos têm o mesmo objetivo que é o de trabalhar com tranquilidade a garantir a harmonia do trabalho com o empreendimento, comentou.