A 36ª Romaria da Terra reuniu pelo menos 12 mil pessoas em Bento Gonçalves na último dia 12 de fevereiro. A realização do evento é uma iniciativa da Pastoral da Terra e entre os organizadores esteve o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sitracom BG) que anualmente apóia e participa da Romaria da Terra, junto com outros sindicatos urbanos. Temos uma identificação muito forte com os propósitos deste evento. Lutamos incessantemente por cidadania e qualidade de vida e os objetivos da Romaria da Terra vêm de encontro ao espírito da família Sitracom, disse o sindicalista Arcelo Rossini.
O lema desta edição foi Terra, Vida e Cidadania num claro manifesto contra as precárias condições que as comunidades de pequenos produtores rurais enfrentam em seu dia a dia. Estas pessoas saíram de suas cidades e enfrentaram grandes distâncias para poder mostrar a todos a sua realidade e a disposição em trabalhar na terra. São famílias que se mobilizam para deixar claro que querem justiça social e melhores condições para continuar a produzir com qualidade para que todos possam ter alimentos saudáveis em suas mesas, observou o diretor de educação do Sitracom BG, Ivo Vailatti.
Em Bento Gonçalves os romeiros se reuniram no bairro Barracão. Em seguida realizaram uma caminhada de cerca de três quilômetros até a ABCTG, onde aconteceram os atos religiosos, os pronunciamentos e a feira ecológica. O Sitracom BG, em parceria com outros sindicatos do município distribuiu gratuitamente uvas e ameixas aos participantes do evento.
A Romaria da Terra trouxe a Bento Gonçalves o ministro do Desenvolvimento Agrícola, Pepe Vargas que destacou a necessidade de transformar a realidade das famílias produtoras. A agricultura familiar é um modo de vida. Temos que continuar trabalhando para avaliar os avanços e traçar um futuro melhor. Conseguimos fazer com que os recursos aumentassem, mas ainda é preciso levá-los para todos, e isso ainda não foi possível. Com políticas públicas conseguiremos fazer isso e evoluir, preservando o modo de vida destas famílias, comentou Pepe.
O governador Tarso Genro também participou da Romaria da Terra e garantiu aos romeiros que colocará a disposição das famílias produtoras, políticas públicas de reforma e modernização de assentamentos no Rio Grande do Sul. Temos no Estado um rede muito grande das famílias que vivem da terra. Isto gera muita força para lutar pela preservação desta riqueza, concluiu. O ex-governador do Estado, Olívio Dutra, esteve na Romaria e foi ovacionado. Hoje estamos aqui fazendo política. Não podemos achar que política se faz no partido ou em época de eleições. Este movimento mostra que queremos melhorar, avançar e deixar para estas famílias, um futuro de dignidade e cidadania, observou.
O presidente do Sitracom BG, Itajiba Soares Lopes comentou a participação do sindicato na Romaria da Terra. Nossos esforços foram recompensados com a participação de mais de 12 mil romeiros de todos os lugares do Estado. O Sitracom BG tem uma história de lutas contra a desigualdade e em favor da justiça social. Neste dia, aqui em Bento Gonçalves reforçamos nosso compromisso para que a sociedade tenha as melhores condições possíveis de cidadania, concluiu.