No momento, você está visualizando Seminário abre os preparativos para o Fórum Social Mundial da Serra Gaúcha

Seminário abre os preparativos para o Fórum Social Mundial da Serra Gaúcha

Os preparativos para a segunda edição do Fórum Social Mundial da Serra Gaúcha (FSM-Serra) que acontecerá em Bento Gonçalves nos dias 4, 5 e 6 de novembro já iniciaram. No sábado (21), o Centro de Lazer do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sitracom BG) recebeu pelo menos 200 pessoas ligadas a movimentos sociais, políticos, sindicalistas e trabalhadores das mais diversas áreas para preparar a pauta de assuntos (eixos temáticos) a ser apresentada durante a realização do evento. A pauta foi abordada durante a realização do 1º Seminário Regional Rumo ao Fórum Social Mundial da Serra Gaúcha que foi palco de um amplo debate sobre os principais problemas sociais que afetam a região.

O FSMS-Serra terá como tema central para 2011 “Um Outro Modelo de Desenvolvimento é Possível. Que Serra Gaúcha Queremos? Sustentabilidade e Meio Ambiente”. O objetivo é fazer com que este evento torne-se um processo permanente de integração regional entre os movimentos sociais que buscam alternativas para a construção de um modelo de desenvolvimento regional com sustentabilidade, equilíbrio ambiental, inclusão social e com ampla participação popular e da sociedade civil. “Para que consigamos chegar a uma lista de assuntos pertinentes a esta temática, precisamos conversar e debater ideias. Por isso, o FSM-Serra inicia por este seminário, onde temos uma gama ampla de representantes da sociedade que estão envolvidos com o desenvolvimento respeitoso e sustentável”, disse o presidente do Sitracom BG, Itajiba Soares Lopes.

A realização do FSM-Serra, em sua primeira edição, reuniu 2.500 pessoas de 40 municípios da região. Para o diretor de Educação do Sitracom BG, Ivo Vailatti, esta aglutinação em torno de assuntos que visam o bem de toda a comunidade é muito saudável. “Os trabalhadores não podem ter negado o direito ao reconhecimento pelo desenvolvimento da Serra Gaúcha. O mundo do trabalho precisa desta valorização que é o incentivo para que seja dada continuidade a estas lutas”, observou.

Ao final do 1º Seminário Rumo ao FSM-Serra alguns eixo temáticos que serão abordados em novembro, quando acontece o evento principal, foram aprovados. Entre eles estão:
– Participação popular e cidadania;
– Mística e espiritualidade nas lutas dos movimentos sociais. O que nos move?;
– Diversidade afro-religiosa e meio ambiente na Serra Gaúcha;
– Igualdade: gênero, etnias, orientação sexual;
– Economia solidária: produção, comercialização e consumo com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente;
– Assistência Social, vulnerabilidade e pobreza. Que modelo de assistência queremos?;
– Educação e desenvolvimento;
– Mundo do Trabalho: o preço do desenvolvimento para o trabalhador. Qual é o seu retorno?;
– Responsabilidade ambiental rural e urbana.
Nos próximos meses, outros seminários serão realizados em municípios da Serra Gaúcha.