Você está visualizando atualmente Sitracom BG participa do 28 de Abril em Porto Alegre

Sitracom BG participa do 28 de Abril em Porto Alegre

O Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho (28 de abril) foi celebrado em Porto Alegre durante evento que reuniu trabalhadores, sindicalistas e lideranças políticas ligadas ao meio.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG) teve destaque na mobilização, com a participação do seu diretor Ivo Vailatti e com uma delegação de sindicalistas. Sabemos da importância de trabalharmos para evitar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Ninguém ganha com isso, nem mesmo os empregadores, mas mesmo assim o trabalhador é sempre o mais prejudicado”, disse Vailatti, que é membro do Fórum Sindical Saúde do Trabalhador.

Ele considera essencial que o trabalhador mantenha um engajamento junto ao movimento para que se preserve a vida e a dignidade. “Na construção das pirâmides morriam operários e, hoje, milhares de anos depois e com tecnologia suficiente, a construção civil continua fazendo vítimas indistintamente. De um lado o capital avança, mas do outro o trabalhador é deixado para morrer”, comentou. Ele também destacou as condições do setor moveleiro. “Quase que diariamente são incluídas novas tecnologias com máquinas que permitem grandes produções, mas os trabalhadores continuam adoecendo em estressantes rotinas. É por isso que estamos em constante luta por condições dignas de trabalho”, concluiu Vailatti.

Outro ponto de debate durante a celebração foi o fim do fator previdenciário, que teve a participação via telefone do senador gaúcho Paulo Paim. “Posso garantir a todos que a Previdência Social não vai quebrar com o fim do fator e com o aumento para os aposentados. Dedico minha vida a questões como estas e vamos acabar com isso”, enfatizou. Além disso, foram tratados outros temas polêmicos como as perícias feitas pelo INSS.

O médico do trabalho, Rogério Dorneles, que atua no Sitracom BG, está convicto de que a demora acentuada nas perícias está prejudicando cada vez mais os trabalhadores. “Estão deixando esta gente sem benefícios. Tem gente que torce o tornozelo e tem perícia marcada para 120 dias. É piada, até lá o problema já foi sanado e o trabalhador fica sem receber. Está na hora do INSS tratar o trabalhador com a dignidade que lhe é devida”, protestou.

Para o presidente do Sitracom BG, Itajiba Soares Lopes, a participação do Sindicato no evento foi bastante positiva. “Nossos diretores sindicais que participam de mobilizações como essa, tornam-se mais conscientes e compartilham isso com os trabalhadores”, observou.

Como surgiu o 28 de abril

Exatamente no dia 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina na cidade Formington, estado de Virgínia, nos Estados Unidos, vitimou 78 mineiros. Em 2003, em memória a estas vítimas, a Organização Mundial do Trabalho (OIT) adotou a data como dia oficial da segurança e saúde nos locais de trabalho.