O 2º Encontro do Aposentado e do Idoso do Sitracom BG reuniu pelo menos 150 pessoas no Centro de Lazer do sindicato. O tema “Respeito, Cidadania e Consciência, nunca envelhecem” atraiu as atenções dos participantes, principalmente por dizer respeito a tudo aquilo que o idoso e o aposentado buscam no seu dia-a-dia. “Queremos motivar estas pessoas para que busquem um estado de cidadania plena em qualquer que seja a etapa de sua vida e isso diz respeito também aos mais jovens, que devem estar preparados para respeitar isso”, comenta o presidente do Sindicato, Itajiba Lopes Soares.
O evento contou com palestras e uma programação especial com atividades culturais e recreativas. Entre os destaques, a palestra do médico geriatra, André Moschetta que destacou a importância de manter-se ativo com corpo e mente. Segundo ele, é isso que vai determinar a idade psicológica. Para o médico, o conceito de velhice deve ser revisto. “Velho é diferente de idoso. Velho é o que não serve para nada. Por isso é preciso notar que nem todo o idoso é velho.
Se ele serve é precioso, vale mais. A grosso modo, é como um carro antigo, agregou valor”, analisou. Moschetta diz que é possível tomar cuidados que vão transformar o conceito de idade. “Isso é o que conta, é preciso viver bem para que se procure a felicidade incessantemente”, comentou. Ele inclusive dá algumas dicas para um envelhecimento saudável. “Manter-se longe do cigarro, dormir bem, ler, manter a mente tranqüila, praticar atividades físicas. Tudo isso é benéfico para o idoso”, concluiu.
O padre Julio Giordani também palestrou para os idosos. O foco de sua conversa foi a alimentação. Padre Julio defende uma alimentação natural e orgânica, livre de agrotóxicos e outros produtos nocivos a saúde. Somos o que comemos, por isso é preciso ter uma alimentação saudável. Frutas e verduras vão dar um equilíbrio a isso”, concluiu.
O Encontro é uma realização do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) e a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Rio Grande do Sul (Feticom).