Você está visualizando atualmente Campanha salarial quer transformar a realidade dos trabalhadores

Campanha salarial quer transformar a realidade dos trabalhadores

A campanha salarial do setor moveleiro para 2012 foi lançada oficialmente no último sábado (22), quando mais de 350 trabalhadores ligados ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sitracom BG), participaram de uma assembléia para avaliar as propostas a serem apresentadas ao sindicato patronal.

Trabalhadores e sindicalistas são unânimes e não abrem mão de um ganho real acima da inflação para repor as perdas da economia, mas agora eles também têm o desafio de transformar a realidade da categoria que tem como data base o dia 1º de fevereiro.

E justamente é a isso que se propõe esta campanha para 2012. Busca-se o desafio de transformar uma realidade que tem o Brasil como a oitava economia do mundo, mas que também tem como resultado do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a 73ª colocação entre 169 países.

Estamos lutando por uma sociedade mais justa. Estes trabalhadores e suas famílias estão engajados nesta questão e certamente é por isso que temos este bom número de participantes na assembléia, observou o sindicalista Arcelo Rossini. Para ele, a melhor maneira de provocar esta transformação é unindo forças e mostrando abertamente quais os anseios dos trabalhadores. Felizmente contamos com uma categoria que tem certeza sobre o seu futuro e que está permanentemente mobilizada para lutar por seus valores, comentou.

O presidente do Sitracom BG, Itajiba Soares Lopes observou a importância da grande participação dos trabalhadores na assembléia. Nós só temos um caminho a seguir que é o da união de nossas forças e hoje, aqui no Centro de Lazer que é patrimônio de todos eles, tivemos uma amostra da força de mobilização da categoria. Estas pessoas geram grandes riquezas para a nossa economia e por isso precisam estar inseridas na divisão delas, analisou.

O diretor de educação do sindicato, Ivo Vailatti, lembrou que no último ano, o setor cresceu 17% apenas no mercado interno, mas que não repassou o valor correspondente aos trabalhadores. É por isso que precisamos da união e da força que ela traz. Temos que mudar este quadro e mostrar nosso repúdio ao não reconhecimento da importância dos trabalhadores, por parte dos patrões, concluiu.

A assembléia contou também com a presença do deputado federal Pepe Vargas que deu seu apoio a campanha salarial. Quando uma categoria está unida como é o caso dos trabalhadores do setor moveleiro, o futuro passa a ser mais promissor, pois esta força que surge da união de todos é que se transforma no combustível para mudar a realidade, finalizou.

34 anos do Sitracom BG

Para comemorar os 34 anos de fundação da entidade, os trabalhadores participaram de um almoço de confraternização e 34 prêmios foram sorteados. Além disso, as crianças tiveram um dia especial com um parque de diversões inflável montado no Centro de Lazer.