Curso Técnico em Mecânica – Controle de Processos Industriais

Centro Tecnológico do Mobiliário SENAI – CETEMO

Curso – “Técnico em Mecânica” – (Controle de Processos Industriais)

Duração: 1840 h (1440 presenciais mais 400h de estágio);

Horário: 2ª a 6ª feira, 19h00min às 22h30min;

Requisitos: Mínimo 16 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio;

Modalidade: Curso Técnico concomitante ou subseqüente  Ensino Médio

Curso  aprovado no Parecer CEED – Conselho Estadual de Educação nº 239/2008.

PERFIL PROFISSIONAL

O perfil profissional de conclusão do Técnico em Mecânica  contempla as competências gerais da área da indústria acrescidas das competências específicas do curso.

O Técnico em Mecânica  é o profissional que tem as competências necessárias para elaborar projetos e desenvolver processos mecânicos industriais aplicando normas técnicas e de segurança do trabalho, ferramentas da qualidade e de preservação ambiental, assim especificadas:

DESENVOLVER PROCESSOS DE USINAGEM

Planejar a execução do processo, interpretando o projeto, definindo e desenvolvendo métodos de execução, atendendo normas técnicas, ambientais, de segurança e de legislação, especificando máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos, estabelecendo tempos e padrões, prevendo suprimento dos materiais, analisando os componentes mecânicos e elaborando procedimentos.

Executar o processo de fabricação, definindo os métodos de trabalho, preparando e operando máquinas, controlando as etapas, utilizando normas técnicas e padrões definidos, atendendo normas de segurança e ambientais, aplicando procedimentos de manutenção. 

Controlar o processo, utilizando normas e padrões definidos, realizando medição e controle, registrando e comparando os resultados obtidos.

DESENVOLVER PROCESSOS MECÂNICOS DE PRECISÃO

Desenvolver projeto, criando o produto, elaborando o desenho técnico, definindo insumos e métodos de execução, especificando máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos, estabelecendo prazos e atendendo normas técnicas, ambientais, de segurança e de legislação.

Executar o processo de fabricação, preparando e operando máquinas, controlando as etapas, utilizando normas técnicas e padrões definidos, aplicando procedimentos de manutenção e atendendo normas de segurança e ambientais.

Controlar o processo, utilizando normas e padrões definidos, inspecionando, testando e controlando, registrando resultados das medições, avaliando e comparando os resultados obtidos.

DESENVOLVER PROCESSOS MECÂNICOS AUTOMATIZADOS

Planejar a execução do processo, interpretando projeto, definindo métodos de execução, atendendo normalização vigente, especificando máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos, estabelecendo tempos padrões, prevendo suprimento dos materiais e analisando os componentes do conjunto.

Executar processos automatizados de usinagem, definindo o método de trabalho, otimizando processos, preparando e operando máquinas automatizadas, controlando as etapas, utilizando normas técnicas e padrões definidos, aplicando procedimentos de manutenção preventiva e atendendo normas de segurança e ambientais.

Controlar o processo, utilizando normas e padrões definidos, realizando medições e controle, utilizando ferramentas da qualidade, registrando e comparando os resultados obtidos, elaborando documentação técnica, atuando nas ações de correção e definindo necessidades de manutenção.

ELABORAR PROJETOS INDUSTRIAIS

Transformar as necessidades do cliente em requisitos de projeto, interagindo e interpretando suas necessidades, agrupando informações do mercado através de outras fontes e confrontando com o “briefing”, definindo os objetivos do projeto, adequando o produto as necessidades do cliente e analisando a viabilidade técnica.

Utilizar informações do mercado para subsidiar as estratégias, adequando a proposta de projeto aos processos de planejamento da empresa, verificando a adequação do projeto aos planos comerciais, acompanhando o desenvolvimento de serviços e do setor ou tendências de mercado.

Desenvolver o produto,utilizando técnicas de criatividade/inventividade, utilizando formas de criação gráfica, empregando matérias-primas e componentes adequados as suas funções, verificando a adequação do produto ao “briefing” e aplicando novas tecnologias de fabricação com relação a processos e equipamentos.

Dimensionar peças e conjuntos, definindo os esforços que incidem sobre os elementos e conjuntos, calculando e dimensionando os elementos, aplicando normas técnicas, códigos, legislação e princípios ergonômicos.

Representar graficamente o projeto, utilizando normas técnicas para representação, interpretando especificações técnicas e utilizando recursos de informática.

Elaborar a proposta comercial, avaliando a relação custo/benefício, analisando a viabilidade econômica e apresentando subsídios para tomada de decisões.

Competências Associadas:

Coordenar equipes de trabalho, aplicando ferramentas de gestão e garantia da qualidade.

Participar de grupos de trabalho da área técnica da empresa com a finalidade de analisar melhorias nos produtos/serviços.

Aplicar os princípios do empreendedorismo no desenvolvimento das atividades.

Demonstrar atitude pró-ativa e adaptar-se às mudanças tecnológicas, organizativas, profissionais e sócio-culturais do mundo do trabalho.

Prever racionalmente os recursos materiais requeridos para a industrialização do produto, considerando os aspectos técnicos, ergonômicos e econômicos.

Analisar alternativas e tomar decisão na resolução de problemas que afetam atividades sob sua responsabilidade ou que lhe são delegadas. 

Possuir uma visão global e coordenada de todas as fases do desenvolvimento do produto, considerando conjuntamente os aspectos técnicos, organizativos, econômicos e humanos do processo de fabricação.

Antecipar possíveis problemas durante o processo de produção.

Desenvolver e manter relações interpessoais, através da comunicação, interação e cooperação.

Respeitar e fazer respeitar os procedimentos técnicos, legislação específica de saúde, segurança e meio ambiente.

Desenvolver as atividades profissionais e sociais aplicando os princípios da ética.

Resolver situações de conflito, analisando as variáveis envolvidas e suas possíveis causas, buscando o consenso na resolução dos impasses ocorridos.

Desenvolver a liderança da equipe com dinamismo, iniciativa, criatividade e responsabilidade.

OBJETIVOS DO CURSO

O Curso Técnico em Mecânica tem por objetivos:

Formar Técnicos em Mecânica com as competências profissionais necessárias para atuar em projetos, processos e operações de usinagem mecânica, responder às questões e desafios do mundo do trabalho buscando novos conhecimentos, na perspectiva de encaminhar soluções, colocando-as em discussão e distinguir estratégias para concretizá-las.

Desenvolver a iniciativa, o espírito crítico e empreendedor dos alunos, para que possam identificar e gerenciar novas oportunidades de trabalho e de geração de renda, numa economia em constante mudança.

Proporcionar aos alunos, através do desenvolvimento de projetos e atividades desafiadoras, a percepção e incorporação consciente e crítica da estética e da ética nas relações humanas, envolvidas em situações profissionais.

Estimular, nos alunos, atitudes que possibilitem a sua contribuição para o desenvolvimento harmônico e sustentável da indústria metalmecânica.

Desenvolver habilidades que propiciem a ampliação de capacidades pessoais e de trabalho em equipe, quanto à organização, condições para enfrentar situações rotineiras e inéditas do trabalho.

Desenvolver, no profissional, o hábito de realizar as atividades utilizando e disseminando o uso de equipamentos de segurança coletiva e individual, bem como de respeito a normas de preservação ambiental. 

Após a realização do Estágio Supervisionado obrigatório, o aluno receberá o diploma de Técnico em Mecânica.