O 7º Encontro da Mulher promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG) que acontece no próximo dia 24 de abril no auditório da entidade, vai abordar o assédio moral no trabalho. O sindicato que tem como uma de suas bandeiras a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres quer acabar com as injustiças praticadas contra as trabalhadoras. “Esse é um tipo de acidente invisível que põe em risco a vida e a saúde de milhões de mulheres e o Sitracom BG quer combater essa violência contra a cidadania”, disse o presidente da entidade, Itajiba Soares Lopes.
O assédio moral se caracteriza pela conduta abusiva, de natureza psicológica, feita de forma repetida e prolongada, expondo a trabalhadora a situações constrangedoras, gerando danos emocionais e profissionais. “É uma violência psicológica que atenta contra a honra e a vida”, explica Itajiba. Conforme ele, as leis em vigência não tem sido suficientes para impedir que as mulheres que vem conquistando mais espaço no mundo do trabalho sejam tratadas de forma discriminatória, humilhante e muitas vezes doentia. “Esta é uma situação que deve ser revertida”, comentou.
O sindicalista Arcelo Rossini alerta para a importância dessa luta contra o assédio moral. “O mundo passa por diversas transformações, mas as maiores injustiças são ainda contra a mulher. Essas injustiças se dão por preconceito, cultura, superioridade e outros fatores, mas só poderemos extingui-las se houver enfrentamento através de debates e conhecimento. É por isso que propomos o seguinte pensamento: ‘que homem é esse que não torna o mundo melhor? ”, observou.
O vice-presidente do Sitracom BG, Ivo Vailatti, destaca a importância da participação das mulheres neste encontro. “Somente com a mobilização da sociedade é que poderemos reduzir essas diferenças que nem deveriam existir. Temos que buscar esta transformação combatendo as injustiças no dia a dia”, concluiu.
Neste 7º Encontro da Mulher o palestrante será o advogado Marcelo Garcia. O evento inicia às 19 horas no auditório do Sitracom BG, com entrada grátis. Após haverá um coquetel de confraternização. As reservas poderão ser feitas até o dia 23 de abril com a secretaria do Sitracom BG.