Os recursos que a mídia utiliza para influenciar a população, seja ela televisiva, radiofônica, impressa e mesmo na globosfera foram analisados no curso ministrado pelo educador popular Emílio Gennari aos diretores sindicais ligados ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG). O educador é formado em Teologia e pós graduado em Ciências Sociais e tem um amplo trabalho em meio ao setor sindical.
Para ele, a grande mídia está nas mãos de algumas famílias abastadas que formam a comissão de frente de uma elite já ultrapassada. Ao longo dos anos acabaram desenvolvendo uma visão elitista na população, mesmo com uma grande maioria exclusa. Esta mesma mídia adota a estratégia do mostrar para esconder, gerando um estado de conformismo. Ela acaba convencendo as pessoas usando fatos que estão presentes no seu dia a dia, o que já é censo comum, através de mensagens subliminares, explicou.
Gennaro considera que é preciso conhecer a fundo as artimanhas da lógica das emoções e dos espetáculos midiáticos. Na mídia as aparências enganam com muita freqüência e os fatos passam a ser considerados verdadeiros, por isso é preciso saber que apenas ver estes espetáculos não significa que se tem conhecimento. Buscar este conhecimento é o que vai gerar uma reflexão e evitar os reflexos que anestesiam o pensamento, observou.
A manipulação das informações é o que sustenta esta mídia. Basta focar com mais força num ponto e se tira toda a atenção de outro. É aí que nasce o espetáculo. Como o ser humano sempre busca um sentido para associar, fica muito fácil manipular as emoções, comentou. É por isso que o curso desenvolvido por ele aborda a lógica das emoções e as sensações transmitidas pela mídia. Temos que estar atentos ao que nos é transmitido pelos títulos e manchetes para evitar a subserviência que esta elite quer infligir aos seus públicos, disse o educador.
Genaro destaca como exemplo dos espetáculos midiáticos as coberturas jornalísticas que acontecem no Dia Internacional do Trabalho. Vemos inúmeras comemorações de trabalhadores envolvidos em festas. E é exatamente isso que a mídia quer marcar, apenas uma festa. Enquanto que ao contrário, os trabalhadores deveriam aproveitar a data para fazer uma ampla reflexão para nortear o seu futuro e garantir conquistas. Para esta mídia o interesse é ofuscar a luta. A lógica do cabresto faz a visão se fechar e seguir apenas o que ela quer mostrar, concluiu.
O presidente do Sitracom BG, Itajiba Soares Lopes ficou satisfeito com o conteúdo apresentado por Emílio Gennaro. No curso ele deixa claro que é preciso refletir sobre tudo o que é divulgado e principalmente, com o que não é. Quando temos informações esclarecedoras como estas que ele nos trouxe fica mais fácil analisar o que acontece ao nosso redor, encerrou.