Idosos e aposentados discutem qualidade de vida no Sitracom BG

“Qualidade de vida” foi tema do 3º Encontro do Idoso e do Aposentado que é promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sitracom BG). O encontro reuniu aproximadamente 170 participantes no Centro de Lazer da entidade durante o último sábado (10 de dezembro). Além da palestras e dos debates voltado ao tema do evento, idosos, aposentados e seus familiares também participaram de um almoço de confraternização.

O diretor de educação da entidade, Ivo Vailatti, destacou a importância de manterem-se espaços como o deste encontro para debater assuntos pertinentes ao dia a dia da sociedade. Temos a certeza de que o sindicato deve acompanhar estas questões que são essenciais para a cidadania. Como temos a estrutura, nada mais justo do que promover um evento que visa acima de tudo, fazer com que as pessoas reflitam sobre as melhorias que podem fazer na sua vida, observou.

O advogado e professor em cooperativismo, Rogério Dalló, que foi um dos conferencistas do encontro, também destacou a importância da entidade sindical na promoção do evento. O sindicato têm uma importância social que não pode ser dimensionado. É realmente importante que se saiba que o sindicato não é um arrecadador de taxas. Ele passa longe disso.

É uma entidade que tem como oferecer acesso a cidadania que exatamente o que se busca neste encontro e em outros que são realizados, comentou.

Em sua palestra Dalló destacou que a busca pela qualidade de vida deve ser feita todos os dias que o equilíbrio entre as ações e as emoções pode trazer muita felicidade a todos. Aliado a isso temos que pensar em como evitar que nossas ações terminem com os recursos do planeta. Somos cada vez mais, responsáveis pela preservação da vida, disse o professor.

O padre Remi Gotardo Casagrande que palestrou junto com Dalló, foi o responsável pela animação da platéia. Além das dicas para que todos tenham qualidade de vida, ele destacou a importância de se buscar sempre a felicidade. É coisa que perseguimos sempre, mal sabemos como é, mas devemos ser felizes por poder procurá-la sempre, comentou.

Para o presidente do Sitracom BG, Itajiba Soares Lopes, a realização do 3º Encontro do Aposentado e do Idoso alcançou plenamente seus objetivos. Nossa importância social é imensa e quando conseguimos reunir tantas pessoas para discutir assuntos que dizem respeito ao seu cotidiano ficamos satisfeitos em poder participar deste processo de cidadania, concluiu.