No momento, você está visualizando Médicos especializados tratam das doenças do trabalho

Médicos especializados tratam das doenças do trabalho

Atento às necessidades e às condições de saúde dos trabalhadores, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sitracom BG) disponibiliza atendimento especializado em medicina do trabalho para associados e trabalhadores em geral. Há uma preocupação muito grande por parte da entidade com a saúde de quem labuta e alavanca o desenvolvimento de Bento Gonçalves e região.

A intenção, conforme o presidente do Sindicato, Itajiba Soares Lopes, é evitar as chamadas doenças ocupacionais, como as causadas por esforços repetitivos e cumulativos e as causadas pelo estresse psicológico. Caso não seja possível evitá-las, podem ser tratadas. Temos no Sitracom BG, médicos especializados como os doutores Rogério Dorneles e Luciana Nussbaumer, que são verdadeiros anjos da guarda dos trabalhadores. Qualquer pessoa que precisar de atendimento por ser vítima de doenças relacionadas ao trabalho pode e deve procurar atendimento com nosso Sindicato, alerta Itajiba.

Entre as doenças que mais aparecem entre os trabalhadores estão as causadas pelo esforço repetitivo. Na verdade é um grupo de doenças – tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias, que afeta principalmente músculos, nervos e tendões dos membros superiores e sobrecarrega o sistema musculoesquelético. Esse distúrbio provoca dor e inflamação e pode alterar a capacidade funcional da região comprometida.

Além disso, os trabalhadores são vítimas de doenças emocionais relacionadas diretamente ao ambiente das áreas onde atuam. O médico do Trabalho, Rogério Dorneles, destaca a importância das consultas periódicas. As pessoas não podem adoecer por causa do trabalho, ele tem que ser a sua fonte de sustento e lhe garantir dignidade. O próprio SUS (Sistema Único de Saúde) deve garantir o tratamento para todos. Saúde é um direito que o trabalhador não pode abrir mão, disse o médico.

Dorneles comenta que o diagnóstico para doenças por esforço repetitivo é basicamente clínico. O mais importante é determinar a causa dos sintomas para eleger o tratamento adequado. Para tanto, muitas vezes, é preciso recorrer a uma avaliação multidisciplinar.

Sintomas

Os principais sintomas são: dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular, alteração da temperatura e da sensibilidade, redução na amplitude do movimento, inflamação.

Já no caso de doenças emocionais, os sintomas podem ir desde uma dor de cabeça, distúrbios do sono, irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração ou tensão muscular, a dificuldades respiratórias, dificuldade de memória, problemas digestivos, pressão alta, problemas cardíacos e até mesmo distúrbios psíquicos como síndromes, depressão e pânico.

Tudo causado por um alto padrão de exigência pessoal, medos ou frustrações. Para tratar destas doenças é muito importante que o trabalhador procure o Sindicato e agende sua consulta com um dos médicos especializados da área. Temos como tratá-lo com dignidade e evitar que as doenças ocupacionais acabem com sua vida produtiva, concluiu Rogério Dorneles.