Garantir aos trabalhadores uma maior e melhor capacitação profissional sempre foi uma das bandeiras de luta do Sitracom BG. Por isso foi montada uma ação conjunta entre o sindicato dos trabalhadores, Sindmóveis e Senai/Cetemo que visa ampliar a oferta de capacitação na área do mobiliário.
O resultado disso foi a criação de um projeto para viabilizar novos cursos de qualificação profissional e cidadania. “Temos um potencial econômico em Bento Gonçalves que precisa ser bem aproveitado e, para isso, é necessária uma ampliação da oferta de vagas em cursos para a área de móveis”, avalia o diretor de Educação do Sitracom BG, Ivo Vailatti. Segundo ele, o projeto ganha uma importância ainda maior. “Com a viabilização de novos cursos, passaremos a oferecer maiores e melhores oportunidades para os trabalhadores”, comentou.
O projeto desenvolvido nesta ação visa oferecer um maior número de vagas para cursos técnicos, de aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento. Além disso, quer também criar novos cursos, como gestão de processos de fabricação e programação e operação de máquinas CNC. Vailatti também destaca neste projeto, a requalificação de trabalhadores com idade superior a 30 anos para que possam exercer a função de programador e operador de máquinas CNC. “É um ponto muito importante, pois vai reciclar trabalhadores já experientes e dar novas oportunidades”, analisou o sindicalista.
As metas para a execução do projeto são bastante objetivas. As entidades que participam da ação preveem que o aumento de alunos do setor de móveis salte de 70 para 275 por ano, além das demandas específicas. Para colocar em prática o projeto será necessário um aporte de recursos de cerca de R$ 1,5 milhões.
Para viabilizar a ação, as entidades solicitaram auxílio ao deputado federal Pepe Vargas em reunião realizada na sede do Sitracom BG. O deputado comprometeu-se a encaminhar o projeto ao Governo Federal. “Este é um projeto bastante amplo e de extrema importância aos trabalhadores e ao setor moveleiro, por isso é necessário o apoio governamental para colocá-lo em prática”, disse o deputado.