Você está visualizando atualmente Sitracom BG lança campanha salarial 2015

Sitracom BG lança campanha salarial 2015

Os trabalhadores do setor moveleiro deram início no sábado (18), a campanha salarial que definirá os termos do acordo coletivo da categoria para o ano de 2015. O aval para o lançamento da campanha foi dado por uma assembléia que reuniu cerca de 400 trabalhadores no Centro de Lazer do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG). Para esta luta a categoria esta reivindicando a reposição das perdas que foram causadas pela inflação do período, além de um índice de ganho real para que seja garantido um avanço na renda dos trabalhadores que tem data base fixada em 1º de fevereiro.

No que diz respeito às cláusulas sociais, trabalhadores e sindicato propõem a manutenção das conquistas alcançadas. Mas a intenção é ir além. “Nossos companheiros trabalhadores estão mudando o Brasil para melhor. Já existe uma melhor distribuição de renda e as condições de cidadania se desenvolveram, mas mesmo assim, muito ainda precisa ser feito”, avaliou o sindicalista Arcelo Rossini. Por isso, a luta agora é também para reivindicar o fim da descriminalização salarial entre homens e mulheres.

Apesar de ter seus direitos de cidadania garantidos pela legislação brasileira, as mulheres trabalhadoras têm salários inferiores aos dos homens. Isto acontece mesmo exercendo atividades com jornadas idênticas e com as mesmas condições de trabalho. “Isto tem que acabar. Não existe piso salarial previsto em lei com diferenças para a mulher ou para o homem. São todos cidadãos perante a legislação”, comentou Rossini. Hoje as mulheres chegam a receber até 40% a menos que os homens, desempenhando as mesmas tarefas.

A grande participação dos trabalhadores na assembleia agradou a direção do Sitracom BG. Para o presidente da entidade, Itajiba Soares Lopes, o engajamento é um forte sinal de que os operários estão cada vez mais cientes de suas responsabilidades como cidadãos. “Juntos lutamos por salários melhores e condições de cidadania. Ao nos reunirmos em assembleia estamos mostrando que temos voz e espaço para dizer o que queremos e o que não queremos e estas definições são feitas pelos próprios interessados que são os trabalhadores”, concluiu o presidente.

Além da assembleia que definiu as bases para o acordo coletivo, os associados também discutiram a contribuição confederativa para a manutenção do sindicato. Na oportunidade ainda foi realizada a festa comemorativa ao Dia das Crianças que ganharam toda uma estrutura com brinquedos infláveis. Os associados e seus familiares também participaram de um almoço de confraternização em comemoração aos 37 anos de fundação do Sitracom BG.