Uma solenidade festiva realizada no Centro de Lazer do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG) marcou a posse da nova diretoria da entidade para a gestão 2014/2018. Reeleito para liderar o sindicato, o presidente Itajiba Soares Lopes tem agora uma diretoria renovada, mesclando com a experiência de alguns membros, a juventude de novos integrantes. Além disso, 40% da diretoria é composta por mulheres, dando a elas cada vez mais participação nas decisões do futuro das categorias representadas. “Hoje nossa companheiras formam 40% da mão de obra do setor moveleiro, então nada mais justo do que ampliar a presença delas na diretoria e dar um belo exemplo de valorização do sexo feminino”, comentou o presidente.
O Sitracom BG representa atualmente seis diferentes categorias de trabalhadores. Está presente em 19 municípios da região abrangendo cerca de nove mil trabalhadores. Seu trabalho em defesa dos direitos e conquistas destas pessoas tem o reconhecimento do movimento sindical brasileiro. Diversos sindicatos de trabalhadores de todas as regiões do País têm o Sitracom BG como referência na forma de condução da luta pela cidadania e dignidade das categorias representadas. “É um sindicato que dá respaldo aos trabalhadores e por isso conta com grande apoio do meio sindical”, disse o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Rio Grande do Sul, Aroldo Pinto da Silva Garcia. Para a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves, Orildes Lotice, o Sitracom BG carrega a marca da persistência, da competência e do compromisso com os trabalhadores. “Isto resulta numa bela história em que se pavimenta um caminho de lutas e conquistas”, observou. Já o procurador do Ministério Público do Trabalho, Ricardo Garcia, destacou a parceria do Sitracom BG, nas lutas por justiça e igualdade. “Independentemente de minha posição como procurador, tenho uma vida voltada para a justiça, pelo fim das desigualdades e pela cidadania. Lutamos por um Brasil melhor e por mais cidadania e isso só reforça nossa parceria”, disse.
Durante a solenidade de posse da nova diretoria, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário, Francisco Chagas Costa, o Mazinho, destacou a importância das lutas do Sitracom BG e cobrou da União, ações que valorizem e fortifiquem o movimento sindical. “Somos nós os trabalhadores que temos a força. Somos nós que colocamos este povo lá dentro para governar. Então temos também a obrigação de cobrar os políticos”, comentou. Para ele, não importa quem esteja no governo, “a obrigação destas pessoas é a de administrar o país de forma aberta, transparente e justa”, finalizou. O presidente Itajiba, além de agradecer o amplo apoio a sua diretoria ratificou o compromisso com as lutas trabalhistas e com o cumprimento das metas previstas. “Por termos realizado um trabalho sério e determinado temos alcançado bons resultados para as categorias que representamos. Queremos agora dar prosseguimento a esta luta que não se encerra nunca”, concluiu.