Você está visualizando atualmente Trabalhadores do mobiliário lançam campanha salarial para 2014

Trabalhadores do mobiliário lançam campanha salarial para 2014

Os trabalhadores do setor moveleiro iniciaram no sábado (19) a campanha salarial para 2014. Pelo menos 400 trabalhadores participaram da assembleia geral que definiu a pauta de reivindicações que será apresentada ao sindicato patronal. Nossos companheiros trabalhadores do setor moveleiro começam hoje a definir seu futuro e de suas famílias e pelo que demonstram, estão cada vez mais unidos e dispostos a manter o padrão de vida que alcançaram e também buscar novas conquistas, observou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG), Itajiba Soares Lopes.

O compromisso do Sitracom BG em buscar incansavelmente os melhores dissídios para todas as categorias que representa é uma bandeira constante nas lutas da entidade. O sindicalista Arcelo Rossini destaca a atuação da diretoria nas campanhas salariais e os resultados positivos para os trabalhadores. Além dos diretores envolvidos nas negociações com os patrões, convidamos também os associados para que façam parte das comissões que efetivam estas negociações. E isso acontece já na assembleia, com a aprovação dos próprios trabalhadores, observou. O diretor de educação do Sitracom BG, Ivo Vailatti reforça a visão de Arcelo Rossini. Temos trabalhado muito para os nossos companheiros alcancem pisos salariais dignos e possam lhes dar condições de cidadania. As dificuldades na mesa de negociações são muitas, mas temos chegado a resultados positivos, avaliou.

A campanha salarial 2014 tem como lema: Na união da categoria, a certeza do sucesso. Os dizeres não foram escolhidos por acaso, mas sim para frisar a importância da união da categoria, principalmente durante a campanha. Somente quando mantemos nossa união é que temos a força suficiente para buscar nossos objetivos. E quando se trata de lutar por melhores salários e cidadania isto se torna ainda mais importante, analisou Arcelo Rossini. Para esta campanha, a assembleia de trabalhadores determinou que entre os objetivos estejam a manutenção de conquistas já obtidas, como quinquênio de 5%; auxílio escolar de 10% sobre o salário normativo; sábados e feriados em dobro; adicional noturno de 30%; auxílio creche de 11% sobre o salário normativo; estabilidade pré-aposentadoria; abono de ausência para casos de consultas de filhos de até seis anos e também em casos de internações; entre outras. Além disso, outro objetivo é garantir aos trabalhadores um reajuste salarial que contemple ganho real com reposições dos índices inflacionários.

A realização da assembleia no Centro de Lazer do Sitracom BG também discutiu a manutenção do sindicato e os trabalhadores decidiram que o valor que será repassado continuará sendo de 1% de contribuição. A mesma teve aprovação unânime da Categoria, entendeu da importância do sentido da maturidade da classe, para dar estabilidade nas negociações coletivas, como por exemplo, para categoria do Mobiliário uma Antecipação a partir de Agosto de 2,6, fruto dessa estabilidade.

Além disso, os trabalhadores comemoraram também o aniversário de 36 anos de fundação do Sitracom BG com um almoço de confraternização. Para celebrar o Dia das Crianças o sindicato também instalou um parque com brinquedos infláveis, sorteou brindes e distribuiu camisetas com o tema da campanha salarial 2014.