No momento, você está visualizando Trabalhadores iniciam campanha salarial 2013

Trabalhadores iniciam campanha salarial 2013

Os trabalhadores do setor moveleiro lotaram o Centro de Lazer do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG) no sábado (06 de outubro) para a realização de duas assembleias. Primeira para definir a manutenção da entidade. A segunda para dar a largada da campanha salarial 2013.

Neste dia a maior categoria profissional do município começou a definir os rumos para o próximo ano.
Para esta luta os trabalhadores definiram como lema, Campanha salarial 2013, o desafio de mudar a realidade com desenvolvimento sustentável e qualidade de vida. O que se quer é avançar, garantir uma ampla cidadania, sempre respeitando a sustentabilidade como suporte para o desenvolvimento. Isto é o que vai garantir aos trabalhadores uma melhor qualidade de vida, analisa o presidente do Sitracom BG, Itajiba Soares Lopes.

O dissídio coletivo da categoria dos moveleiros tem como data base o dia 1º de fevereiro e até lá os trabalhadores pretendem realizar uma campanha salarial que garanta, além de um aumento real a reposição dos números inflacionários. Esta é apenas uma das reivindicações que entram na pauta da assembléia, mas há outros temas que são de grande importância como, por exemplo, a redução da carga horária para 40 horas semanais. Além disso, lutamos também pela redução de impostos, mas desde que isto seja revertido para uma maior distribuição de renda, observou o presidente.

Na avaliação do diretor de educação do Sitracom BG, Ivo Vailatti, a assembléia geral dos trabalhadores do mobiliário tem uma importância muito grande para o futuro da categoria. É neste momento que o trabalhador diz o que espera e aponta as suas principais reivindicações. A assembléia é a voz destas pessoas, avalia. Para ele, é através de ações como esta que se alavanca o desenvolvimento do País. Somos a sexta economia do planeta, mas temos índices aquém do esperado como na educação e no desenvolvimento humano. Mas isto pode ser superado com a participação de todos os envolvidos. Quando estamos juntos somos muito fortes e participando da assembléia mostramos a verdade de cada trabalhador, concluiu Vailatti.

O sindicalista Arcelo Rossini destacou a importância do lançamento da campanha com a presença de um grande número de trabalhadores. Hoje se discutiu aqui neste espaço que é dos nossos associados e de seus familiares a vontade dos trabalhadores. São eles que mostram os caminhos que querem tomar. E mais importante do que os números ou as conquistas que iremos buscar, é a demonstração de união e de como se vive em democracia que estas pessoas nos dão, observou.

A partir da assembléia o Sitracom BG formará uma comissão de negociações que será responsável pelas conversações com o sindicato patronal.

Após a assembléia foi realizado um almoço de confraternização entre os trabalhadores e seus familiares em comemoração aos 35 anos de fundação do sindicato. Houve distribuição de camisetas com o símbolo da campanha salarial, bonés e ainda sorteio de brindes. Para comemorar a proximidade do Dia das Crianças, também foi montado um parque com brinquedos infláveis com recreação e muita diversão.

As principais reivindicações dos trabalhadores:
– Regras claras para participação nos lucros das empresas;
– Redução da carga horária de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salários;
– Estabilidade para trabalhadores que ficarem afastados por doenças que não sejam ligadas ao trabalho;
– Auxílio creche;
– Cesta básica mensal;
– Multa de um dia de trabalho para cada dia de atraso no pagamento dos salários;
– Multa de um dia de salário para cada dia em que a Carteira de Trabalho ficar retida com a empresa;
– Direito ao trabalhador que pedir demissão poder desligar-se imediatamente da empresa sem multa.

Conquistas do sindicato que não estão na legislação:
– Sábados em dobro;
– Cinco dias 31;
– Quinquênios.